23 de mar de 2010

Americana deu à luz oito bebés vivos


Uma mulher deu à luz oito bebés, na Califórnia (Estados Unidos), encontrando-se todos em estado "estável", segundo a equipa médica responsável pelo parto, que constitui o segundo caso de óctuplos nados vivos na história da medicina norte-americana.
Os seis rapazes e duas meninas, cuja mãe quer permanecer anónima, nasceram nove semanas antes de tempo, de cesariana, num hospital de Bellflower, a 30 quilómetros a sudeste do centro de Los Angeles, num parto que mobilizou 46 profissionais e quatro salas.

"Hoje (segunda-feira), vivemos um dia sem precedentes e pleno de excitação (...) quando a nossa equipa de 46 médicos, enfermeiras e terapeutas pôs no mundo oito bebés, todos nados vivos e muito vigorosos", afirmou Karen Maples. A ginecologista-obstetra do hospital adiantou que os bebés são prematuros e que pesam entre 820 gramas e 1,54 quilos.

Apenas setes dos bebés tinham sido detectados através de ecografia, pelo que a revelação de um oitavo foi um "choque", segundo a médica, que referiu que a cesariana durou apenas cinco minutos.

De acordo com o médico Mandhir Gupta, chefe da unidade de Neonatologia do hospital, "todos os bebés (...) estão actualmente na unidade de cuidados intensivos, e encontram-se em estado estável".

O grupo proprietário do hospital emitiu um comunicado no qual garante que se trata do segundo caso de nascimento de óctuplos vivos nos anais da medicina dos Estados Unidos. Se todos sobreviverem será um caso sem precedentes.

O primeiro nascimento de óctuplos nos EUA (seis meninas e dois rapazes) registou-se em Houston, Texas, em 1998. Uma das meninas morreu uma semana após o nascimento. Os sete restantes ainda hoje estão vivos.

Em: Curiosidades, Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado

Menina ou Menino? Dois Meninos... Leonardo e Guilherme...

Menina ou Menino? Dois Meninos... Leonardo e Guilherme...