22 de abr. de 2010

O Meu Momento


Meus filhos, amados, queridos e a paixão da minha vida. Os dois este ano me deram a linda notícia que serei vovó. Felicidade em dobro... posso resistir a tanta felicidade??? Simplesmente amei!!!!

Este texto diz tudo...


Por mais sábio que um dia eu possa ser,
ocuparei apenas um espaço entre dois tempos!
Antes de mim,
outros fizeram o que eu faço hoje.
Diferente, mas fizeram!
Depois de mim,
outros farão o que faço,
melhor que eu!
Pensarão, quiçá, mais alto,
serão, por certo, melhores.
Que eu seja bom no que faço hoje,
agora.
É a minha oportunidade de servir!
Quando não mais estiver aqui,
não serei nenhuma lenda viva!
Terei sido mais um,
a quem a vida reservou um espaço!
Entre dois tempos!
O mundo seguirá inabalável,
pelas estradas das eras...
Pelo caminho vai ficando gente como eu,
que tem à disposição um espaço.
Que a humildade me faça sábio,
e que esta minha passagem
deixe alguma marca:
A minha marca!
As folhas voarão ao sabor do vento,
mas, a semente..
Esta deve germinar!
Que germine em solo firme
a semente de minha vida...
É o meu momento!

Fonte: http://www.robynet.psi.br/~geraldom/poemas.html

Agora escrevo com desejo
Condensar o infinito
Viver alegremente
Pura e simplesmente

O vento a passar
O agitar das árvores
A postura do sol
Evapora a beleza

Extraída da natureza
Pronta a sucumbir
Naquele ciclo da vida
Renova o mundo

Onde a morte
Abre portas
A vida
Fecha janelas

Isto não é fácil de explicar
É como o facto de se apaixonar
Por alguém que nega
O sentimento que está a encontrar

E uma linda história de amor deixar passar
Como se fosse algo banal, como ler um simples jornal…

Publicado por econimics
Arquivado em Uncategorized

Nascidos em 22 de abril

Fonte:http://aminhavidaesominha.blogspot.com/




Escrito por Jose Reinaldo
Qui, 22 de Abril de 2010 00:40
Carlota Joaquina, Raínha do Império Brasileiro, esposa de D.João e mãe de D.Pedro I, 1775

Adhemar de Barros, médico e político brasileiro, 1901

Sérgio Mamberti, ator brasileiro, 1939

Mano Brown, cantor de rapp brasileiro, 1970

Daniel Johns, compositor, vocalista e guitarrista do Silvechair e do Dissociatives, 1979

Wladimir Lenin, líder revolucionário soviético, 1870

Jack Nilson, ator norte americano, 1937

Bruno, da dupla sertaneja Bruno & Marrone, 1969

Belo, cantor brasileiro, 1974

Kaká, jogador de futebol brasileiro, 1982



Fatos Históricos:

Dia Mundial do Planeta Terra

Dia do Livro

- Dia do Descobrimento do Brasil - O mar estava calmo, como estivera durante todo o percurso. Os marinheiros nos seus postos atentos aos sinais de terra perceberam a presença de "ervas compridas", chegadas de "Botelho" e outra a que dão o nome de "rabo de asno". Era uma terça feira das "oitavas de Páscoa", dia 21 de abril. Segundo os pilotos, devia haver terra entre entre "660 ou 670" léguas. Na quarta feira seguinte, pela manhã, a esquadra encontra "aves a que chamam de furabuchos". Era a confirmação de que existia terra próxima. Passaram-se algumas horas, até que por volta das 15 h, "horas de véspera", um primeiro marujo pronunciou a famosa e esperada sentença: "Terra à vista!"

As caravelas comandadas por Pedro Álvares Cabral aportaram na costa brasileira, em frente ao Monte Pascoal, na praia de Porto Seguro,no atual Estado da Bahia, no evento que se tornou o marco inicial do Descobrimneto do Brasil

- Dia da Força Áérea Brasileira é comemorado no dia 22 de abril por ter sido esta a data em que o 1º Grupo de Aviação de Caça realizou o maior número de missões durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Nesse dia, o grupo chegou a realizar 11 missões, envolvendo 44 decolagens com apenas 22 pilotoa. A primeira missão começou às 8h30min e o último avião retornou à base as 20h45min.

1965 - Uma bomba explodiu nas oficinas do Jornal O Estado de São Paulo

1981 - Morre o lutador de boxe Joe Louis, campeão mundial de pesos pesados de 1937 até sua aposentadoria em 1949. Nesse período Joe Louis defendeo título 25 vezes, vencendo todas as lutas, 22 delas por nocaute

1997 - Militares peruanos invadem a residência do embaixador japonês em Lima(Peru) e libertam 72 pessoas mantidas como refens por guerrilheiros do MRTA(Movimento Revolucionário Tupac Amaru) desde dezembro de 1996. A operação terminou com a morte de um refém, 2 militares e 14 guerrilheiros

1915 - Os alemães usaram pela primeira vez, gás venenoso como arma de guerra. Foi contra as tropas britânicas durante a segunda batalha de Ypres

1968 - Em Contagem, Minas Gerais, 6700 operários entraram em greve por melhores salários

1994 - Morreu Richard Nixon, ex-presidente dos Estados Unidos. Único presidente americano a renunciar . Ele renunciou ao cargo por envolvimento no caso Watergate

2000 - O menino cubano Elian Gonzalez foi devolvido ao pai depois de passar meses sob custódia de parentes que viviam nos Estados Unidos. O garoto foi salvo do naufrágio de um bote com cubanos que fugiam para a Flórida.



Fonte:Quediaehoje.net

OBS.: Eu também nasci em 22 de abril... Sandra

14 de abr. de 2010

Conheça os testes que ajudam a saúde do bebê recém-nascido - O Globo Online

Conheça os testes que ajudam a saúde do bebê recém-nascido - O Globo Online

TESTE DO PEZINHO



O Teste do Pezinho identifica doenças que, se não tratadas precocemente, podem levar à deficiência mental e causar outros prejuízos à qualidade de vida.
O exame deve ser realizado na primeira semana de vida da criança. A coleta deve ser feita depois de 48 horas do nascimento.
Um resultado positivo no Teste do Pezinho significa que deverão ser iniciados os procedimentos de orientação e tratamento para impedir que a doença se manifeste.


Números significativos sobre a prevenção:

Responsável pela triagem neonatal de 300 mil crianças anualmente, através do conhecido Teste do Pezinho, o Laboratório APAE de São Paulo tem identificado aproximadamente 800 crianças por ano, que poderiam ter a sua qualidade de vida completamente prejudicada se não fossem tratadas. O tratamento adequado pode proporcionar a essas crianças uma vida saudável.
O Laboratório APAE de São Paulo, pioneiro na implantação do Teste do Pezinho na América Latina, e na condição de maior laboratório de triagem neonatal credenciado pelo Ministério da Saúde, já examinou mais de 12 milhões de crianças e permitiu que milhares fossem salvas da deficiência intelectual.

Teste do Pezinho: saiba mais...

O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê com a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas.
Através do Teste do Pezinho básico efetuado no estado de São Paulo podem ser diagnosticadas a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias.
Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada na primeira semana de vida da criança e as amostras devem ser enviadas o quanto antes para o laboratório.
O Laboratório APAE de São Paulo foi o primeiro a implantar o Teste do Pezinho no Brasil e na América Latina e hoje é reconhecido como um dos três maiores do mundo nesse segmento, realizando exames para cerca de 300.000 crianças por ano.


Teste do Pezinho: Um Direito dos Brasileiros

A iniciativa da APAE de São Paulo de trazer para o Brasil, em 1976, um exame conhecido na época como “Screening Neonatal” deu origem à lei que conferiu o direito a todo recém-nascido brasileiro de realizar o Teste do Pezinho, através do Programa Nacional de Triagem Neonatal - PNTN. Hoje toda a criança nascida em território brasileiro tem direito ao Teste do Pezinho Básico, totalmente gratuito. Esses exames são realizados em laboratórios oficiais e credenciados pelo Ministério da Saúde e as coletas de sangue são realizadas nas maternidades públicas ou nos postos de saúde.


Dia 6 de junho “Dia Nacional do Teste do Pezinho”

O Governo brasileiro, em reconhecimento ao grande serviço prestado à saúde pública, instituiu o dia 6 de junho como “Dia Nacional do Teste do Pezinho”. O projeto de lei foi proposto pelo Senador Flavio Arns, cuja iniciativa busca instituir uma data comemorativa e lembrar que o exame é um direito de todos os brasileiros.


Conheça os tipos de Teste do Pezinho da APAE de São Paulo:

Teste do Pezinho Básico: composto por três diagnósticos: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias.

Teste do Pezinho MAIS: composto por dez diagnósticos: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias Deficiência de G-6-PD, Fibrose Cística, Galactosemia, Leucinose, Deficiência de Biotinidase, Hiperplasia Adrenal Congênita e Toxoplasmose Congênita.

Teste do Pezinho SUPER: faz o diagnóstico de 46 patologias, é um dos mais completos Testes de Triagem Neonatal existentes.
O teste SUPER inclui em seu painel, além de 10 doenças dos Testes do Pezinho BÁSICO e MAIS, outros 36 diagnósticos de aminoacidopatias, defeitos do metabolismo dos ácidos graxos e das acidemias orgânicas, realizados através da avançada tecnologia de Espectrometria de Massas – MS/MS Tandem.

Mais informações pelo telefone (11) 5080-7023 ou pela seção fale conosco

fONTE:http://www.apaesp.org.br/ImportanciaPrevencao.aspx

ALIMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO


A gestação é um período mágico e de muita transição. A natureza modifica o corpo e a mente para transformar a mulher em mãe. Isso não é um processo fácil. Após 7 a 10 dias da fecundação o sangue da mãe começa alimentar o filho. E aí vem a grande responsabilidade da gestação, a alimentação. Este é o assunto que eu mais gosto de falar e acompanhar. É o momento de deixar de lado o que gosta de comer para colocar em prática o que é necessário comer. É importante que você, futura mãe, entenda a importância da alimentação nesse período.

O primeiro trimestre é de extrema importância para a formação do bebê. É uma fase de intensa divisão celular. O estado nutricional da mãe antes da gestação é essencial para garantir nutrientes necessários para que essa divisão celular aconteça de maneira adequada. Ou seja, o cuidado com a alimentação tem que começar antes da própria gestação. Uma alimentação saudável e equilibrada antes da gestação é que garantirá o desenvolvimento adequado do feto.
No segundo e terceiro trimestre da gestação, o ganho de peso adequado no período gestacional, a ingestão adequada de nutrientes, o controle do fator emocional e o estilo de vida serão determinantes para o desenvolvimento e crescimento normal do feto.
Existem alguns mitos na alimentação das gestantes. Um mito muito forte e ainda presente é a certeza de que a gestante precisa comer por dois. Será que precisa? Não, não tem necessidade de comer por dois e sim consumir nutrientes por dois. Essa idéia de que gestante com cara de “bolacha” e barriga gigante é saudável está totalmente inadequada. O ganho de peso excessivo na gestação está relacionado com o nascimento de bebês muito grandes, diabetes gestacional, aumento da pressão arterial durante a gestação/parto e em alguns casos necessidade de parto cirúrgicos. Isso é saudável? Por isso, sogra e mãe das futuras mamães, calma com a crença da canjica, cerveja preta, canja entre outras.

Mas o que muda na alimentação?

No primeiro trimestre não é necessário aumento calórico e sim seguir uma alimentação saudável e rígida. Para garantir os nutrientes necessários nessa fase é necessário respeitar religiosamente os horários das refeições. Cada refeição tem a sua importância em nutrientes. Segue um exemplo de qualidade alimentar, lembrando que as necessidades energéticas e nutricionais são diferentes para cada gestante.

- Café da manhã e lanche da tarde: é necessário ter uma fonte energética como o pão integral ou granola ou aveia. Uma fonte proteica do grupo dos leites e derivados como o leite, iogurte , queijos magros ou leite de soja enriquecido com cálcio e uma fruta.
- Almoço e jantar: é necessário ter energia como arroz integral ou macarrão integral ou mandioca cozida ou mandioquinha. Uma fonte proteica vegetal (feijão, lentilha, soja ou grão de bico). Uma fonte proteica animal (carne vermelha, frango, peixe ou ovo). Legumes, vegetais cozido e saladas em torno de 2 a 3 pires por refeição.
- Ceia: depende muito da necessidade de cada gestante. Leite e derivados são boas opções.

No segundo e terceiro trimestre é necessário manter rigidez na qualidade alimentar e aumentar as necessidades energéticas, que é individual dependedo de cada gestante, mas esse aumento energético costuma ser em torno de 300 Kcal a mais por dia. Essa energia a mais deve ser introduzida de maneira fracionada para prevenir o aumento de peso e desenvolvimento de doenças como a Diabetes Gestacional. Quando falamos em número, parece que 300 Kcal a mais é muita coisa. Mas atingimos isso rapidinho. Ex: 1 fatia média de bolo de chocolate recheado tem 317 Kcal, 1 pacote de 50 g de bolachas Waffer tem em torno de 248 Kcal e 1 fatia de panetone tem 283 Kcal.

Algumas dicas importantes:
- Em toda a gestação é necessário ter preocupação de consumir os minerais ferro e cálcio na quantidade adequada. As fontes de ferro bem absorvidas e aproveitada pelo organismo são as fontes animais como a carne vermelha. As fontes de ferro vegetal como grãos e vegetais verdes-escuros precisam da vitamina C para serem bem absorvidos. Então sempre tenha uma fruta cítrica junto do almoço e jantar como por exemplo a laranla e o Kiwi. Fontes de cálcio são os leites e derivados, vegetais verdes-escuros, tofú. Mas não deve-se consumir leite e derivados junto do almoço e jantar porque atrapalha a absorção do ferro. Portanto, leite e derivados são bem vindos no café da manhã, lanche da tarde e ceia.

- Consuma 5 pires de vegetais coloridos por dia. Cada cor de vegetal representa um nutriente específico e todos são essenciais na gestação.

- Ingira 3 a 5 porções de frutas por dia fracionadas. Ou seja, uma fruta por refeição.

- Consuma grãos todos os dias. Esse grupo é composto por lentilha, feijão, grão de bico, soja, ervilha. Lembre-se que temos vários tipos de feijão. Assim não tem como enjoar. Use a criatividade! Um dia faça uma salada de grão de bico, no outro dia salada de feijão branco, lentilha cozida, feijão carioca cozido, etc. Lembre-se que não deve-se colocar bacon ou linguiça no preparo desses alimentos.

- Prefira os carboidratos integrais como arroz integral, macarrão integral, aveia, granola, pão integral, biscoito integral.

- Escolha carnes magras como o peito de frango ou carne vermelha de segunda qualidade ou ovo preparado sem adição de óleo.

- Não esqueça de hidratar o seu corpo! Segue a recomendação de 2 litros por dia.

- Evite embutidos, frios, frituras e doces.

Agora, você gestante, não deixe de agendar sua consulta com um Nutricionista. Esse profisisonal irá acompanhar a curva de crescimento do seu bebê e irá orientá-la em relação a alimentação específica para cada mês da gestação. Além disso, você será orientada em relação à amamentação.

Bom parto para todas!

Fonte: ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo - SP

Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.

Menina ou Menino? Dois Meninos... Leonardo e Guilherme...

Menina ou Menino? Dois Meninos... Leonardo e Guilherme...